Duplicação: BR-392 tem tráfego desviado para pista nova e obras avançam na restauração do trecho antigo

Duplicação: BR-392 tem tráfego desviado para pista nova e obras avançam na restauração do trecho antigo

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Após a Estância dos Montes o trânsito foi liberado na nova pista duplicada para fresagem da antiga

As obras de duplicação da BR-392, entre o Trevo da Uglione e acesso ao condomínio Estância dos Montes, entram em uma nova etapa. Desde a última semana, equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) direcionou o tráfego para a pista mais nova (sentido bairro-Centro) da duplicação de 2,7 quilômetros. Nesta segunda-feira e terça-feira (17 e 18), os trabalhos eram feitos na restauração das pistas centrais antigas. Com a duplicação finalizada, as melhorias devem beneficiar a população das comunidades de bairros da região sul de Santa Maria. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A pista liberada provisoriamente – que, há três semanas, estava em fase de nivelamento de terra – avançou com a colocação da base de rachão e da camada asfáltica, permitindo o tráfego de veículos.

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Com o desvio, as equipes do Dnit começaram os trabalhos na pista simples antiga (que antes operava em mão dupla). No sentido São Sepé-Uglione, as máquinas aplicavam uma nova camada de asfalto. No sentido contrário (Uglione-São Sepé), o asfalto antigo estava sendo removido (fresagem) para posterior repavimentação.


O que prevê a obra

Quando concluído, o segmento passará a contar com duas faixas de rolamento de cada lado. A separação do sentido do fluxo será feita por meio de barreiras de concreto (modelo New Jersey). As melhorias buscam garantir maior fluidez ao trânsito de veículos que passam diariamente pela BR-392, considerada a principal ligação do centro da cidade aos bairros da Região Sul e, ao mesmos tempo, a principal rota da região central do Rio Grande do Sul para o Porto de Rio Grande.


Para promover a segurança de pedestres e ciclistas, além do passeio público em ambos os sentidos da interseção com a BR-158/RS até o acesso ao Minuano, está prevista a construção de uma ciclovia entre os Bairro Uglione e o trevo de acesso ao Bairro Tomazetti. Também serão executadas soluções técnicas de infraestrutura para adequação e ampliação da capacidade de tráfego dos acessos aos bairros localizados nos arredores da rodovia.

Obras no trecho

Foto: Rian Lacerda (Diário)

Em função do avanço das obras e em diversos pontos, o trânsito flui com lentidão desde o acesso ao condomínio da Estância dos Montes, passando pelo trevo de acesso à Estância do Minuano e pelo Supermercado Feltrim até o Trevo da Uglione.


Outro trecho da duplicação, entre a Pampeiro Caminhões e a Estância dos Montes, que já havia sido colocado a nova camada de asfalto, também está liberado. Isso permite que as equipes atuem na restauração da pista simples antiga, que, futuramente, será o sentido único (duas faixas) em direção a São Sepé.


Apesar do avanço na pavimentação, ainda faltam serviços de sinalização horizontal (pintura do asfalto) e a construção do calçamento (meio-fio e passeio) em todo o segmento duplicado.

As obras de duplicação – diferentemente das obras da Travessia Urbana, que tem prazo de conclusão no final deste ano – não têm um prazo oficial para serem finalizadas. 

Duplicação: BR-392 tem tráfego desviado para pista nova e obras avançam na restauração do trecho antigo Anterior

Duplicação: BR-392 tem tráfego desviado para pista nova e obras avançam na restauração do trecho antigo

Homem morre em acidente na BR-392 em Santa Maria Próximo

Homem morre em acidente na BR-392 em Santa Maria

Bei
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI