Foto: Rafa Marin/Ascom Polícia Penal (Divulgação)
O Rio Grande do Sul terá mais 35 agentes penitenciários (APs) para atuação na Polícia Penal. Eles se somam a outros 50 APs e quatro agentes penitenciários administrativos (APAs) que tiveram os nomes divulgados em 6 de agosto. Com os dois chamamentos, o órgão contará com 89 novos servidores.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A nomeação corresponde ao concurso realizado em 2022. Desde então, por meio da prova, 2,3 mil servidores já foram nomeados. Segundo o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, as nomeações fazem parte de um conjunto de ações voltadas à qualificação do sistema prisional:
— Cada nome publicado é motivo de alegria e motivação para todos que fazem parte da instituição. Trata-se do fortalecimento do trabalho que já vem sendo desenvolvido pelos servidores, e que reforça o momento histórico que estamos vivendo, de importantes investimentos em estrutura e equipamentos para a área.
Agora, os recém-nomeados devem entregar a documentação necessária para, após a posse, iniciarem o Curso de Formação Profissional.
Ainda assim, a categoria busca que os demais aprovados no concurso passem pela nomeação. Isso depende da regulamentação da Polícia Penal. O assunto foi discutido em reunião da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado desta semana, na Assembleia Legislativa.
Leia mais:
- Menina de 9 anos é alvo de agressões da própria avó em frente a escola da região; Polícia Civil investiga o caso
- Unidades do MPF no Estado destinarão bens de seus acervos a órgãos públicos, inclusive da Região Central
- Homem é morto a tiros na véspera do aniversário, e Santa Maria chega a 28 homicídios em 2025