Casal é preso em Santana do Livramento com 10 quilos de 'shatter', nova droga 70 vezes mais forte que a cannabis pura

Foto: PRF (Divulgação)

Um casal foi preso na manhã desta segunda-feira (16) em Santana do Livramento transportando 10 kg de uma nova substância chamada de "shatter", um extrato da maconha conhecido por ser aproximadamente 70 vezes mais forte que a cannabis pura, e pelos seus mais de 80% de níveis de canabinoides. A ação foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), junto da Receita Federal.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

A droga foi apreendida em um veículo de aplicativo que seguia de Santana do Livramento para Porto Alegre. O produto estava acondicionado em sacos plásticos e em posse de dois jovens, um homem de 19 anos e uma mulher de 23, os dois de Santana do Livramento. Segundo a PRF, eles disseram que iriam receber R$ 500 para levar a droga até Porto Alegre.

Os dois foram presos e apresentados na Polícia Civil de Santana do Livramento. Os demais ocupantes do veículo foram conduzidos como testemunhas da ocorrência, não tendo, a princípio, envolvimento com o material.

Foto: PRF (Divulgação)

Shatter

Foto: PRF

Também chamada de "meleca de maconha", o material, chamado de shatter, é uma novidade no mercado das drogas, segundo o blog Kaya Mind. No português, a tradução da palavra shatter é quebrar ou estilhaçar, justamente porque esse extrato concentrado que se parece com um vidro amarelo e que, uma vez seco, fica com uma consistência dura e que se estilhaça quando quebra. 

O material é criado por meio de métodos de extração específicos, frequentemente utilizando butano ou outros solventes hidrocarbonetos, que retiram compostos essenciais como THC (principal componente da planta da maconha, responsável por seus efeitos alucinógenos), e CBD (segundo ingrediente ativo mais prevalente na cannabis, utilizado para diferentes tipos de tratamentos de doenças).

Morre sapo que havia sido encontrado com a boca colada em cidade do RS Anterior

Morre sapo que havia sido encontrado com a boca colada em cidade do RS

Galho de árvore interfere no trânsito no centro de Santa Maria nesta segunda Próximo

Galho de árvore interfere no trânsito no centro de Santa Maria nesta segunda

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI