Crime organizado amplia atuação em cidades menores da Região Central, avaliam especialistas

Autor: Alexandre La Bella e Mateus Ferreira

Crime organizado amplia atuação em cidades menores da Região Central, avaliam especialistas

Foto: Vinicius Becker (Diário)

A redução histórica dos homicídios em Santa Maria, detalhada em levantamento publicado pelo Diário de Santa Maria nesta sexta-feira (17), levantou um questionamento: a queda da violência letal no município pode estar relacionada ao aumento de crimes violentos registrados nas últimas semanas em cidades da Quarta Colônia? Para aprofundar essa discussão, a reportagem ouviu o delegado Adriano De Rossi, titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), e o advogado criminalista e professor universitário Raphael Urbanetto Peres.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Os dois especialistas descartam uma resposta simples para o fenômeno, mas concordam que as organizações criminosas já atuam de forma descentralizada no Estado, alcançando cidades de diferentes portes conforme seus interesses.

Segundo De Rossi, o crime organizado já não concentra sua atuação apenas nos grandes centros urbanos. A dinâmica, explica, acompanha os interesses das facções na disputa por territórios e pelo controle do tráfico de drogas.

— Hoje, o crime organizado não tem mais essa questão de cidade pequena, grande ou média. A depender dos interesses das facções, eles acabam cometendo crimes para manter a hegemonia do território ou conquistar novos — afirma.

Na avaliação do delegado, os episódios registrados recentemente na Quarta Colônia refletem essa dinâmica. Por isso, o principal desafio das forças de segurança é impedir que disputas entre grupos rivais desencadeiem uma sequência de represálias e novos homicídios. Até o momento, segundo a DHPP, Santa Maria não registrou casos de revide ligados ao crime organizado em 2026.

Peres compartilha avaliação semelhante. Para ele, as organizações criminosas já estão presentes em praticamente toda a região e tendem a reorganizar sua atuação quando encontram maior repressão por parte das forças de segurança.

Eles já estão em toda a Quarta Colônia. As facções estão presentes em praticamente todo o Estado, com maior ou menor força. Quando há uma maior repressão, como qualquer organização, elas tendem a migrar para outros locais.

Peres ressalta, porém, que a presença das facções, por si só, não explica todos os crimes violentos registrados na região. Segundo ele, cada homicídio deve ser analisado individualmente para que seja possível identificar sua motivação e eventual relação com disputas entre organizações criminosas.

Defesa Civil entrega telhas para moradores de mais de 10 bairros atingidos em Santa Maria Anterior

Defesa Civil entrega telhas para moradores de mais de 10 bairros atingidos em Santa Maria

Após denuncia anônima, homem é preso com drogas perto de escola em Santa Maria Próximo

Após denuncia anônima, homem é preso com drogas perto de escola em Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI