Delegado fala sobre operação que investiga possível fraude em jogos do São Gabriel

Delegado fala sobre operação que investiga possível fraude em jogos do São Gabriel

Foto Polícia Civil, Divulgação

A partir da apreensão de diversos celulares de investigados na Operação Cartão Vermelho, a Polícia Civil tentará encontrar provas de possíveis fraudes para manipulação de resultados em jogos envolvendo o Esporte Clube São Gabriel e outros clubes. No domingo, a operação foi cumprida contra dirigentes e atletas do clube. Além da apreensão de equipamentos, a Justiça determinou medidas como a proibição de que investigados entrem em contato entre si. Segundo o delegado Max Ritter, da Delegacia de Repressão a Lavagem de Dinheiro de Organizações Criminosas, de Porto Alegre, não é possível ainda divulgar muitos detalhes para não atrapalhar as investigações.


 + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Porém, alguns fatos chamaram a atenção. As investigações policiais tiveram por núcleo a partida realizada em Alvorada, contra o Internacional sub-20, na qual se evidenciou a manipulação de resultado corroborada por denúncia prévia de que haveria cerca de cinco gols no segundo tempo (após primeiro tempo disputado e que acabou com o apertado placar de 1 a 0 para o time da Capital), a equipe investigada São Gabriel teve suspeito declínio competitivo e acabou goleada por 7 a 0.

Além disso, chegaram ao conhecimento da Polícia Civil outras possíveis graves condutas em jogo travado contra o Juventude, merecendo destaque a existência de fraude esportiva e de crimes contra a fé pública, sobretudo falsidade ideológica e falsa identidade, na medida em que o clube infrator escalou três atletas inativos no BID da CBF, utilizando a identificação de outros três atletas ativos.



– Essa investigação versa sobre manipulações administrativas e por coação. A questão das bets, é muito possível que exista, por trás disso que estamos investigando, algum esquema usando bets. No atual cenário, isso ainda não passou pela apuração da Operação Cartão Vermelho. O que estamos apurando são denúncias sobre a influência de dirigentes na atuação de atletas e mesmo a eventual coação para que determinada postura fosse adotada em campo. As suspeitas recaem em alguns dirigentes e não se descarta a possibilidade da participação de alguns atletas. Naquele jogo contra o Juventude, três atletas entraram em campo sem estarem registrados, e outros três que estavam registrados tiveram seus nomes utilizados. Se somos treinadores dessa equipe, não sabemos que aqueles três que estão de campo não têm aquele nome? – questiona o delegado.

Porém, o delegado esclarece:

– É uma investigação que está no início. Ainda não há pessoas indiciadas. Não está se fazendo terra arrasada de dizer que todos os investigados serão indiciados. Ao final, vamos ter todo um cuidado de dizer quem são os verdadeiros responsáveis e quem são as pessoas que foram utilizadas para esses criminosos pudessem ter algum tipo de vantagens pessoais.

O Diário tentou contato com a direção do Esporte Clube São Gabriel, mas nenhum telefone atendeu às ligações.

Para denúncias de fraudes em jogos, o telefone é o 0800-510-2828.

Obras da nova ponte do Arroio Grande avançam com elevação de pilares, duplicação e nivelamento da RSC-287 Anterior

Obras da nova ponte do Arroio Grande avançam com elevação de pilares, duplicação e nivelamento da RSC-287

DNIT libera passagem de veículos pesados na ponte do Salso, na BR-290, a partir desta terça-feira Próximo

DNIT libera passagem de veículos pesados na ponte do Salso, na BR-290, a partir desta terça-feira

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI