Foto: Google Street View/ Reprodução
Diego Oliveira de Almeida, de 25 anos, foi morto em 15 de outubro de 2015 no entroncamento da Rua Venâncio Aires com a Avenida Maestro Barbosa Ribas
Quase 10 anos após o crime, três homens foram condenados pelo assassinato de Diego Oliveira de Almeida, ocorrido em 15 de outubro de 2015. A vítima tinha 25 anos. O julgamento foi realizado pelo Tribunal do Júri de Santa Maria e durou cerca de 12 horas. Um dos réus era o melhor amigo do Diego, e o teria atraído até o local onde foi morto a tiros.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O júri popular teve início às 13h da última terça-feira (15) e se estendeu até a madrugada de quarta-feira (16), encerrando por volta da 1h. Após horas de depoimentos, argumentações e apresentação das provas, os jurados acolheram integralmente a tese do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), que apontou o homicídio como qualificado por recurso que dificultou a defesa da vítima.
As penas aplicadas pelo júri foram: 15 anos de reclusão para um dos réus, 14 anos para o segundo e 13 anos e seis meses de prisão para o terceiro envolvido. Os nomes dos acusados não foram divulgados
Os três deverão cumprir a pena em regime inicialmente fechado. O MP informou que irá recorrer para que as penas passem a ser executadas de forma imediata.
A acusação no júri foi sustentada pelos promotores de Justiça Caroline Mottecy de Oliveira e Davi Lopes Rodrigues Júnior. Durante o julgamento, a promotoria destacou a frieza com que o crime foi cometido, e como a vítima foi surpreendida de maneira covarde, sem qualquer chance de defesa.
Segundo a denúncia, o crime foi planejado em conjunto entre os três réus. Um deles, que era o melhor amigo da vítima, atraiu Diego até o local do assassinato. Enquanto o jovem chegava de bicicleta, os outros dois desceram de um carro e efetuaram os disparos. O terceiro permaneceu no veículo, dando suporte à execução.
Diego não possuía antecedentes criminais. O Ministério Público informou que, até hoje, a motivação do crime não ficou claramente esclarecida. No entanto, algumas versões apontam para uma disputa por uma arma de fogo, ou por desavenças relacionadas a amizades da vítima com desafetos dos réus.
Relembre o crime
O homicídio aconteceu na madrugada de 15 de outubro de 2015 no entroncamento da Rua Venâncio Aires com a Avenida Maestro Barbosa Ribas, próximo ao Residencial Videiras. O corpo de Diego Oliveira de Almeida foi encontrado por moradores da região por volta de 0h30min.
De acordo com informações da época, uma viatura da Brigada Militar (BM) fazia patrulhamento quando foi alertada por moradores da região sobre a vítima caído na via pública. Diego foi executado com pelo menos seis disparos na cabeça, conforme a perícia.
Aquele foi o 44º assassinato registrado em 2015 em Santa Maria.