Foto: Iraqi News Agency
Um incêndio de grandes proporções atingiu, na noite de quarta-feira (16), o Corniche Hypermarket, um shopping recém-inaugurado de cinco andares na cidade de Kut, na província de Wasit, no leste do Iraque. Segundo autoridades locais, ao menos 69 pessoas morreram e 11 estão desaparecidas. Outras 45 foram resgatadas com vida pela Defesa Civil.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O fogo teria começado no setor de perfumes e cosméticos, possivelmente provocado pela explosão de um aparelho de ar-condicionado. As chamas se alastraram rapidamente por todo o edifício, que, segundo o The Washington Post, não contava com saídas de emergência adequadas, alarmes ou sistemas de combate ao fogo.
Vítimas e resgate
Entre as vítimas estão mulheres, crianças e ao menos 14 corpos carbonizados ainda não identificados. A maioria das mortes foi causada por asfixia. Muitos corpos foram encontrados nos banheiros do shopping, de acordo com o jornal El País.
Reações das autoridades
O primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, classificou a tragédia como resultado de "negligência e corrupção". Ele afirmou que os responsáveis serão identificados e responsabilizados.
Já o governador da província de Wasit, Mohammed al-Miyahi, decretou três dias de luto oficial e anunciou que processos serão abertos contra os responsáveis, incluindo o proprietário do edifício e a administração do shopping.
Uma comissão investigativa foi criada para apurar as causas do incêndio. Os resultados preliminares devem ser divulgados em até 48 horas.