Mais de 10 mil presos estão inscritos no Encceja 2025 no Estado; provas serão aplicadas em setembro

Autor: *Com informações da Assessoria de Comunicação da Polícia Penal do RS

Mais de 10 mil presos estão inscritos no Encceja 2025 no Estado; provas serão aplicadas em setembro

Foto: Rafa Marin/ Arquivo Polícia Penal

O sistema prisional do Rio Grande do Sul registrou, em 2025, o maior número de inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) desde a criação da avaliação, em 2002. Ao todo, 10,5 mil apenados foram inscritos para a edição deste ano, o que representa um aumento de 26% em relação a 2024. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A prova é voltada à certificação dos ensinos fundamental e médio para pessoas privadas de liberdade. O exame avalia competências adquiridas ao longo da vida, dentro e fora do ambiente escolar. De acordo com a legislação, o participante aprovado pode obter certificação escolar e remição de pena conforme a carga horária cumprida.


As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de setembro, em 105 estabelecimentos prisionais do Estado, sob responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições foram feitas até 11 de julho por servidores e responsáveis pedagógicos das unidades prisionais.


Serão aplicadas quatro provas objetivas por nível de ensino, com 30 questões de múltipla escolha em cada uma. As áreas do conhecimento abordadas são: ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias. Também será exigida uma redação.


A diretora do Departamento de Tratamento Penal, Rita Leonardi, afirmou que os números refletem o trabalho das equipes nas unidades e a atuação voltada à oferta de educação no sistema prisional.


Leia mais:



Casal morre em acidente de moto no dia do aniversário em Santa Catarina Anterior

Casal morre em acidente de moto no dia do aniversário em Santa Catarina

Asmar recebe mais de R$ 42 mil em mercadorias da Receita Federal que irão ajudar na alfabetização de trabalhadores Próximo

Asmar recebe mais de R$ 42 mil em mercadorias da Receita Federal que irão ajudar na alfabetização de trabalhadores

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI