VÍDEO: Polícia Civil apura circunstâncias e possíveis responsabilidades em afogamento de criança no interior de Agudo

VÍDEO: Polícia Civil apura circunstâncias e possíveis responsabilidades em afogamento de criança no interior de Agudo

Foto: Arquivo Pessoal (Divulgação)

A criança de 3 anos morreu afogada por volta do meio-dia de quinta-feira (12) no Balneário Drews, localizado na comunidade de Linha Boêmia, no interior de Agudo.

A delegada Jaqueline Pellegrini, titular da Delegacia de Polícia de Agudo, abriu inquérito policial para investigar a morte da menina de 3 anos no interior do municípioA criança, que estava sob os cuidados de um lar temporário, foi vítima de afogamento na tarde de quinta-feira (12) no Balneário Drews, localizado na comunidade de Linha Boêmia. Conforme a delegada, a investigação será conduzida com rigor técnico para esclarecer as circunstâncias do fato.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo Jaqueline, a linha inicial de apuração aponta para um possível acidente. No entanto, a responsabilidade de todas as pessoas presentes no momento dos fatos será analisada, incluindo representantes do abrigo responsável pela criança e do Balneário Drews.

Na esfera penal, conforme explicou, será examinada a conduta individual de cada envolvido para verificar se houve contribuição para o resultado morte. A apuração inclui a possibilidade de responsabilização por omissão imprópria — situação em que alguém, tendo dever legal de cuidado, proteção ou vigilância, deixa de agir e, com isso, contribui para o resultado. A eventual responsabilização dependerá da coleta de provas, depoimentos e demais ações investigativas.

A delegada destaca que, até o momento, não há informações sobre irregularidades no funcionamento do abrigo, que é fiscalizado pelo Ministério Público e pela Justiça de Agudo. Em razão disso, e considerando que a apuração está restrita ao fato criminal, a Polícia Civil não tem, neste momento, influência sobre eventual fechamento da instituição.

A investigação também irá verificar as condições estruturais e documentais do balneário, incluindo a regularidade de funcionamento. Esse trabalho pericial será cumprido antes de qualquer conclusão.

A delegada ressalta a necessidade de aguardar o andamento da investigação para que se chegue a uma conclusão justa e técnica, sem antecipação de responsabilizações, especialmente em um momento de comoção.


Relembre o caso

A criança de 3 anos morreu afogada por volta do meio-dia de quinta-feira no Balneário Drews. Conforme as informações iniciais, a menina estava acompanhada por responsáveis do abrigo, quando houve um desaparecimento momentâneo. Minutos depois, ela foi localizada dentro de uma das piscinas do local. O grupo havia ido ao balneário a passeio. Um irmão da menina, de 4 anos, também vive no abrigo, pois a mãe das crianças está presa em Santa Maria. 

Pessoas que estavam no balneário retiraram a criança da água e iniciaram os primeiros socorros até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A vítima foi encaminhada ao Hospital de Agudo, onde recebeu atendimento médico, mas morreu pouco depois.

O caso mobilizou equipes de emergência e está sendo investigado para apurar as circunstâncias do afogamento.


Manifestação do Balneário Drews

O Camping Balneário Drews manifestou-se por meio das redes sociais. Em nota, a direção afirmou que toda a equipe se solidariza com familiares e amigos da vítima. O balneário informou que, assim que a situação foi identificada, foram prestados os primeiros socorros no local e realizado deslocamento imediato até a cidade para encontro com a ambulância, buscando garantir atendimento com a maior urgência possível.


O que diz a direção do Abrigo Transitório Amor Perfeito

O Abrigo Transitório Amor Perfeito também divulgou nota oficial após a morte da criança. No comunicado, direção, equipe técnica e colaboradoras da entidade afirmaram estar em “profunda consternação” diante do ocorrido. Segundo a instituição, o fato aconteceu durante uma excursão da qual participavam crianças acolhidas e monitoradas pelo abrigo.

A entidade destacou que o incidente é inusitado em seus 16 anos de funcionamento e que presta acolhimento a crianças e adolescentes em apoio ao Poder Judiciário.

Ainda conforme a nota, houve socorro imediato no local, seguido de atendimento pelo Samu e encaminhamento ao Hospital de Agudo. Apesar das tentativas de reanimação, a criança não resistiu.

O abrigo informou que acompanha as providências da autoridade policial e que dará todo o suporte necessário à apuração no inquérito já instaurado. Também afirmou estar oferecendo apoio aos profissionais, familiares da vítima e demais envolvidos, reforçando que a identidade da criança está sendo preservada e que não autoriza a divulgação de fotografias.


Despedida

O sepultamento ocorreu na tarde desta sexta-feira no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria. 


Santa Maria redefine ações práticas para eventuais situações de risco na barragem do DNOS Anterior

Santa Maria redefine ações práticas para eventuais situações de risco na barragem do DNOS

OBITUÁRIO | Morre aos 52 anos Milton Juarez Gigoski Estivalet Próximo

OBITUÁRIO | Morre aos 52 anos Milton Juarez Gigoski Estivalet

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI