Fotoo: Reprodução
Uma cachorra, que tem entre 12 e 13 anos, foi resgatada na tarde desta terça-feira (12) após ser abandonada dentro de uma mala no Arroio Cadena, em Santa Maria. O animal, que está sob cuidados da médica veterinária Letícia Adamy, deve passar por cirurgia ainda nesta semana para retirada de parte das mamas, visto que, conforme a veterinária, tem diversos tumores espalhados pela região. Não há informações sobre quem possa ter abandonado a cachorrinha no local.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– Nós estamos aguardando os exames de sangue para fazer a cirurgia de mastectomia nela. Vamos retirar toda a cadeia mamaria de um lado, onde há os piores tumores, e também castrá-la – explica a veterinária.
Segundo Letícia, o caso expõe uma realidade que ela considera comum no atendimento a animais vítimas de maus-tratos.
– Faz 11 anos que eu ajudo a causa animal e a gente vê coisas horríveis todos os dias. Todos os dias um caso pior que o outro – relatou.
A veterinária explica que a cachorrinha também apresenta sequelas de cinomose, com tremores musculares, e está recebendo antibiótico, anti-inflamatório, antipulgas e vermífugo. Apesar da idade e do quadro de saúde, ela acredita que a cirurgia, prevista para quinta-feira (14), deve correr bem.
– Toda cirurgia tem seu risco. Como ela é idosa, o risco é maior, mas como eu não vi nenhuma alteração cardíaca nela, acredito que vai correr tudo bem – afirmou.
Letícia mantém sob seus cuidados 35 cães e três gatos resgatados. A associação Somos Pet é a responsável formal pelo animal, mas a veterinária e outros voluntários também ajudam no tratamento e manutenção dos animais.
– A gente sempre pede ajuda financeira, ração e material de limpeza, porque o gasto é grande para manter os animais e as baias limpas – destacou.
Interessados podem conhecer os animais para adoção na clínica e contribuir por meio das redes sociais Aumore Mio, Letícia Adamy e Somos Pet.
Leia mais: