VÍDEO: Confira como ficou o trecho liberado da trincheira da Uglione e as mudanças no trânsito

VÍDEO: Confira como ficou o trecho liberado da trincheira da Uglione e as mudanças no trânsito

Foto: Deni Zolin (Diário)

Após 11 anos e meio de obras da Travessia Urbana de Santa Maria, os motoristas já podem utilizar parte da trincheira do Trevo da Uglione. O trecho foi liberado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na quarta-feira (3) e altera a circulação de veículos em um dos pontos mais movimentados da cidade. No vídeo (abaixo), confira como funciona a nova configuração de acessos e explica quais faixas devem ser utilizadas pelos condutores.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Com a abertura parcial da estrutura, os veículos que seguem pelo eixo principal da BR-158 passam a utilizar as pistas da trincheira, enquanto os acessos aos bairros e às vias laterais devem ser feitos pelas faixas da direita. A mudança busca separar o trânsito local do fluxo de longa distância, especialmente o de caminhões que utilizam a rodovia para o transporte de cargas.

Segundo o Dnit, a trincheira deverá contribuir para reduzir os congestionamentos e aumentar a segurança em um trecho que registrava conflitos de tráfego devido aos cruzamentos e à curva acentuada existente nas proximidades do trevo. A orientação é para que os motoristas redobrem a atenção nos primeiros dias de operação e observem a nova sinalização implantada no local.

O que ainda falta concluir

Apesar da liberação parcial, a obra ainda não está finalizada. As equipes trabalham na pavimentação da segunda pista da trincheira, que receberá o fluxo no sentido São Sepé-Itaara. Também seguem os serviços de drenagem, sinalização e ligação das barreiras de concreto entre a trincheira e o viaduto da Rua Duque de Caxias.

Outra frente de trabalho será a reformulação da rotatória superior do Trevo da Uglione. O Dnit pretende corrigir o desnível existente na descida do viaduto metálico e realizar melhorias no pavimento e na sinalização das vias de acesso aos bairros da região.

Além disso, a autarquia conclui a passagem inferior da Rua Capitão Vasco da Cunha, entre os bairros Pinheiro Machado e Juscelino Kubitschek, e executa ajustes finais na iluminação e em trechos de asfalto ao longo dos 14,7 quilômetros da Travessia Urbana.

A expectativa do Dnit é concluir todas as etapas restantes até o fim de junho, encerrando uma das maiores obras de infraestrutura viária já realizadas em Santa Maria, iniciada em dezembro de 2014 e que recebeu investimentos superiores a R$ 450 milhões.

VÍDEO: Confira como ficou o trecho liberado da trincheira da Uglione e as mudanças no trânsito Anterior

VÍDEO: Confira como ficou o trecho liberado da trincheira da Uglione e as mudanças no trânsito

Nome Próximo

Nome "morto" de pessoas trans deixa de aparecer em boletins de ocorrência da Polícia Civil no RS

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI