"Vamos solicitar a ficha técnica, com todas as vistorias e revisões, tudo isso tem que ser apresentado", diz delegado sobre perícia de ônibus da UFSM

Foto: Germano Stevens (Divulgação)

O veículo envolvido no acidente era um Volkswagen com carroceria Comil, para 40 passageiros, fabricado em 2006, ou seja, tinha 19 anos de uso. O veículo teria sido adquirido pela UFSM em 2015.

A perícia no ôn​ibus envolvido no acidente que matou sete alunos do curso pós-médio de Paisagismo do Colégio Politécnico deve ser concluída ainda nesta segunda-feira (7), segundo o delegado da Polícia Civil de Teutônia e responsável pela investigação, Jose Romaci Reis. O veículo, de propriedade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), está em Lajeado, e será inspecionado por agentes do Instituto Geral de Perícia. O resultado será fundamental para esclarecer se houve ou não problemas nos freios, conforme sugere o motorista do ônibus. 

​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Ao vivo no Bom Dia, Cidade!, da Rádio Central Diário de Notícias (93.5 FM), o delegado trouxe novos detalhes sobre a investigação do acidente registrado no fim da manhã da última sexta (4), em Imigrante, na região do Vale do Taquari. 

Ao longo dos próximos dias, as testemunhas que sobreviveram ao acidente também devem prestar depoimento. O motorista do ônibus, que era terceirizado, deve ser ouvido formalmente nesta segunda. No sábado (5), a defesa dele divulgou uma nota que afirmava que "ele trafegava dentro do limite de velocidade permitido, conforme os dados já apurados". 

Além do tacógrafo (dispositivo que registra informações sobre a operação de um veículo, como velocidade, distância percorrida e tempo de direção), os documentos envolvendo o funcionamento do ônibus também serão avaliados. O veículo teria perdido freio em descida íngreme, saído da pista e "voado" mais de 50 metros até cair em uma lavoura. O trecho onde o acidente foi registrado é conhecido por ser perigoso, mas não possui câmeras de videomonitoramento. 

— Solicitamos que a perícia retirasse o tacógrafo para análise para fazer o levantamento da rotação e da velocidade que o ônibus estava naquele momento. Resta saber se o tacógrafo estava funcionando normalmente, se estava com algum defeito. Embora possa ter marcado uma velocidade, não significa que "esteja tudo tranquilo", daqui a pouco ele pode estar com problema também. Vamos solicitar a ficha técnica do ônibus, com todas as vistorias, as revisões, tudo isso tem que ser apresentado. E também será ouvido o responsável que liberou o ônibus para o transporte e o responsável pelas revisões no ônibus também. Ainda tem muita coisa para se fazer — diz o delegado.

Ele ainda esclareceu que não há possibilidade da Polícia Federal (PF) assumir o comando da investigação, já que o ônibus envolvido no acidente é patrimônio da União. No entanto, por se tratar de um caso da Justiça comum, a investigação fica a cargo da Polícia Civil.

A previsão para a conclusão da investigação é de 30 dias. 

Confira a entrevista completa

Sobreviventes

Oito sobreviventes do acidente seguem internados em hospitais de Santa Maria e Lajeado. Alguns deles estão alocados em leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), enquanto outros estão em leitos normais.

Em Santa Maria, três vítimas foram encaminhadas para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e duas para o Hospital Astrogildo de Azevedo. Já no Hospital Bruno Born, em Lajeado, três passageiros seguem em atendimento. Veja detalhes aqui.

O acidente

Um ônibus com estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) caiu em uma ribanceira perto do trevo de acesso ao município de Imigrante, na região do Vale do Taquari, na tarde de sexta-feira (4), e deixou sete mortos e 26 feridos. A UFSM divulgou neste sábado (5) a lista das vítimas fatais. Todas elas eram calouras do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da instituição.

No total, 33 pessoas — estudantes, professoras e motorista — da turma de Paisagismo estavam em uma excursão que faria uma visita técnica ao Cactário Horst (espaço dedicado ao cultivo de cactos e suculentas), em Imigrante, quando o acidente aconteceu. Uma das teorias da causa do acidente seria falha nos freios. 

As despedidas das vítimas fatais Dilvani HochFátima Eliane Riquel CopattiFlavia Marcuzzo DottoJanaina FinklerMarisete MaurerPaulo Victor Estefanói Antunes e Elizeth Fauth Vargas foram realizadas no sábado em Santa Maria, São Pedro do Sul, Vale Vêneto, Estância Velha e São Martinho da Serra. Elizeth Fauth Vargas foi sepultada no domingo (6), em Passo Fundo.


Veículo sai da pista na tarde desta segunda na RSC-287 Anterior

Veículo sai da pista na tarde desta segunda na RSC-287

UFSM suspende todas as viagens com veículos da instituição; reitor garante que ônibus passam por manutenção, mas que haverá revisão Próximo

UFSM suspende todas as viagens com veículos da instituição; reitor garante que ônibus passam por manutenção, mas que haverá revisão "mais rigorosa"

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI