Foto: Arquivo Pessoal
Com a chuva que atingiu Santa Maria nesta sexta-feira (7), motoristas encontraram dificuldades para passar pela Estrada Eduardo Duarte. Um caminhão chegou a atolar em um dos trechos críticos. Há cerca de um mês, a prefeitura prometeu fazer a manutenção da via, mas os moradores da região continuam enfrentando os mesmos problemas. A estrada, que é a única ligação entre a Vila Maringá e a BR-392, segue tomada por buracos, desníveis e acúmulo de barro, conforme relatos dos usuários.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A situação repete o cenário apresentado pelo Diário em outubro, quando os moradores relataram que há anos aguardam obras de recuperação. O movimento constante de veículos pesados de obras de condomínios, aliado à falta de manutenção, segundo os relatos, tem agravado as condições da estrada, especialmente nos dias de chuva.
Em outubro, a prefeitura havia informado que realizaria a manutenção da Estrada Eduardo Duarte e que equipes já haviam feito vistorias no local. Moradores confirmam que uma carga de pedras foi levada à via, mas relatam que o material foi apenas depositado, sem que o serviço de nivelamento fosse concluído. Ainda segundo eles, os próprios moradores se mobilizaram para espalhar as pedras e amenizar as irregularidades. Com o retorno da chuva e o tráfego constante de veículos pesados, a estrada voltou a apresentar condições precárias de trafegabilidade.
Em nova consulta feita pelo Diário nesta sexta-feira (7), a prefeitura de Santa Maria informou, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, que “uma equipe fez a manutenção nos pontos críticos da estrada em outubro” e não deu uma previsão de uma nova vistoria no local.