Foto: Arquivo Pessoal
Mãe, apaixonada por animais e fã de um bom baile gaúcho. É assim que Fátima Eliane Riquel Copatti, 69 anos, é descrita pelas amigas, que agora precisam reunir forças para lidar com a sua partida. Ela era uma das vítimas fatais do acidente envolvendo o ônibus da Universidade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Imigrante, no Vale do Taquari, na manhã de sexta-feira (6). A tragédia deixou sete pessoas mortas, sendo seis do sexo feminino e uma do sexo masculino.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Marcia Fracari, 60 anos, descreve a amiga como uma pessoa apaixonada por animais e pela família. A escolha de Fátima pelo curso de Paisagismo floresceu por causa da sua paixão por plantas: possui várias em seu apartamento. Além disso, Marcia tinha um apelido especial para ela:
– Eliane, como eu a chamava era uma pessoa que amava animais, a família era sua maior prioridade.
Sempre rodeada de amigos, uma pessoa que era um ser humano ímpar, adorava ajudar os mais necessitados. Amava baile gaúcho, estava sempre pronta em ajudar seu próximo. Pra mim não era somente uma amiga e sim uma irmã de alma e coração.

Bastante emocionada, ela relembra a amizade de 50 anos com Fátima:
– Nunca imaginei por um segundo perder essa amiga desta forma tão trágica. São 50 anos de amizade, nos bons e piores momentos. Vivemos inúmeros momentos juntas, a tristeza é muito grande com sua partida.
Aposentada, Fátima trabalhou como servidora na Secretaria do Centro de Ciências Rurais (CCR) da universidade. Marta Gasparetto, 62 anos, era amiga de Fátima há 40 e elas se conheceram dentro da universidade. Triste com sua partida, ela resume, emocionada, o seu sentimento:
– Nos conhecemos há 40 anos atrás, quando praticamente entramos juntas na UFSM como servidoras. Ainda estou na ativa, enquanto a Fátima já se aposentou. Ela sempre foi muito atuante em assembleias, buscando melhorias para os técnico-administrativos. Viajamos várias vezes juntas para congressos e disso nasceu uma grande amizade. Onde a gente se encontrava, sempre tinha um abraço carinhoso. Para mim foi uma perda grande e para a instituição também.
Marta também relembra que Fátima estava muito contente com o curso, pois seria uma forma de continuar fazendo atividades.
– Ela nunca pensou em parar. Sempre foi dedicada a todos. Sua marca registrada era a empatia, a alegria e o riso. Por onde passava, sempre conquistou muitos amigos – finaliza.
Deixa quatro filhos: Diego, Junior, Catiuscia e Henya. Catiuscia, por exemplo, era servidora da Caixa Econômica Federal em Santa Maria, no Bairro Camobi. Por meio de sua assessoria, o banco lamentou o fato. Confira na íntegra:
"A CAIXA, através da Superintendência de Rede Centro Sul Gaúcho, lamenta profundamente o acidente ocorrido na data de ontem, envolvendo alunos e professores da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.
Com muito pesar informamos que entre as vítimas estavam as mães das colegas Amanda Vargas Vasseur e Catiuscia de Fatima Copatti Horn, lotadas nas agências Marechal Mallet e UFSM respectivamente.
As empregadas estão recebendo apoio irrestrito da superintendência, inclusive para o retorno tempestivo à cidade, visto que a colega Amanda estava temporariamente no estado do Pará, exercendo as atividades na Agência Barco.
Manifestamos nossos votos de profundo pesar e de sentimentos aos familiares, amigos, colegas e comunidade escolar da UFSM neste difícil momento."
Além disso, o Sindicato dos Bancários também publicou uma nota de pesar, por meio das redes sociais:
A repercussão da partida de Fátima pegou amigos e conhecidos de surpresa, que lamentaram o que ocorreu. Confira alguns relatos captados das redes sociais:
"Muito triste e chocante essa notícia. Que Deus dê muita força a família e amigos. Meus sinceros sentimentos."
"Vá com Deus minha amiga e colega de aula"
"Descanse em paz, Fátima! Conforto aos familiares nesse momento de dor"
Despedida
Fátima foi velada na manhã de sábado (5) na Capela Ipê Roxo, da Funerária São Martinho, na Avenida Evandro Behr, em Santa Maria. O sepultamento foi realizado no mesmo dia, no Crematório Santa Rita.
O acidente
Um ônibus com estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) caiu em uma ribanceira perto do trevo de acesso ao município de Imigrante, na região do Vale do Taquari, na tarde de sexta-feira (4), e deixou sete mortos e 26 feridos. A UFSM divulgou neste sábado (5) a lista das vítimas fatais. Todas elas eram calouras do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da instituição.
No total, 33 pessoas — estudantes, professoras e motorista — da turma de Paisagismo estavam em uma excursão que faria uma visita técnica ao Cactário Horst (espaço dedicado ao cultivo de cactos e suculentas), em Imigrante, quando o acidente aconteceu. Uma das teorias da causa do acidente seria falha nos freios.
Os feridos foram transferidos para diferentes hospitais da região, entre Teutônia, Lajeado e Estrela. Alguns deles já receberam alta.
Leia mais:
Acidente em Imigrante: Fátima Eliane Riquel Copatti é sepultada na tarde deste sábado em Santa Maria