Foto: Marcelo Oliveira (Prefeitura de Santa Maria, Divulgação)
Dirigentes da Associação Nacional estiveram reunidos com o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas, e demais autoridades locais na segunda-feira
A Associação dos Guardas Municipais do Brasil (AGM Brasil) realiza encontros nas principais cidades do Rio Grande do Sul, nesta semana, com o objetivo de debater a situação da categoria. As reuniões começaram na segunda-feira (28), quando a comitiva da Caravana GCM Legal esteve emSanta Maria, e se encerram nesta quarta-feira (30).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Além de visitar municípios, a agenda contemplou passagens por instituições, como o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Assembleia Legislativa, "reforçando a articulação institucional e o compromisso com os guardas municipais gaúchos". Na segunda-feira, a associação inaugurou o novo escritório regional em Porto Alegre, para ampliar sua estrutura física e consolidar a representatividade da categoria no Estado.
– Estamos expandindo nossa atuação institucional no Rio Grande do Sul com responsabilidade e presença. A nova sede é mais do que um ponto físico: é símbolo do nosso compromisso com os guardas municipais gaúchos, que merecem reconhecimento e estrutura para o exercício pleno de suas funções – afirma Reinaldo Monteiro, presidente da Associação dos Guardas Municipais do Brasil.
Segundo a entidade, a Caravana GCM busca que a manter a entidade mais próxima das bases, ouvindo, dialogando e construindo soluções com as lideranças locais.
– A representatividade se constrói com presença e ação – acrescenta o vice-presidente da AGM Brasil, Ramon Soares.
Ciosp é referência em integração
Em Santa Maria, as reuniões com representantes da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública (SSOP) ocorreram em dois locais, na sede da Guarda Municipal e no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
– É fundamental esse diálogo com a Associação Nacional. Santa Maria tem investido fortemente em sua Guarda Municipal, dotando-a de tecnologia e capacitação para atuar de forma estratégica. A troca de experiências com uma entidade de peso como a AGM nos fortalece e nos dá subsídios para continuar aprimorando nossas ações em prol da segurança dos santa-marienses – afirma o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas.
Durante a visita, os representantes da AGM conheceram a infraestrutura e as tecnologias utilizadas pelo Ciosp, um centro de referência em videomonitoramento e integração das forças de segurança em atuação há cinco anos. A comitiva demonstrou interesse na forma como a Guarda Municipal de Santa Maria atua em conjunto com os demais órgãos, especialmente nas ações de prevenção e combate à criminalidade urbana.
A reunião abordou temas como os avanços na legislação das guardas municipais, a importância da formação contínua dos agentes e o desenvolvimento de estratégias conjuntas para enfrentar os desafios da segurança em âmbito municipal. Também foram discutidas possibilidades de agendas conjuntas para os próximos meses.
– Nosso objetivo é unir forças. Viemos aqui porque Santa Maria é estratégica e o Rio Grande do Sul e importante para o fortalecimento não só das guardas municipais, mas da segurança pública de todo o país. É muito importante que possamos fortalecer o município enquanto ente federado, para ampliar as potencialidades da atuação das guardas municipais – ressaltou Reinaldo Monteiro.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria