Foto: Dnit (Divulgação)
O local, ao lado da ponte, está sinalizado e equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuam orientando motoristas e pedestres que se aproximam da área interditada
Com o bloqueio total do trânsito no desvio construído ao lado da ponte sobre a várzea do Rio Toropi, na BR-287, entre os municípios de Mata e São Vicente do Sul, viagens pela região central do Estado podem demorar mais que o habitual. A distância de 88 km entre Santa Maria e o município de São Vicente do Sul aumenta para cerca de 215 km, caso o motorista opte pelo desvio alternativo que passa pela BR-158 (até Rosário do Sul) e RS-640. Ou seja, um acréscimo de aproximadamente 130 km no trajeto e 1h30min no tempo de viagem.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Outra possibilidade de desvio era a balsa da Vila Clara, entre o interior de São Pedro do Sul e Mata. Porém, ela foi levada pela enchente e se encontra amarrada à ponte da BR-287, sem possibilidade de uso no momento.
Obras
Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há previsão para liberação do trecho da BR-287. A interdição foi determinada por questões de segurança, após a força da correnteza danificar parte da estrutura durante a madrugada deste domingo (11). Desde então, equipes já foram mobilizadas para recuperar o desvio.
Por isso, a orientação para motoristas é utilizar a rota alternativa via Cacequi, passando pela RS-640, BR-158/RS e BR-287/RS.
Leia também:
- Atingido pelas chuvas, município de Faxinal do Soturno estuda possibilidade de decreto de emergência
- Defesa Civil estadual divulga lista de municípios que reportaram danos causados pelas chuvas
- VÍDEO: depois de esperança, recomeço: o segundo Dia das Mães de Clenir após dar à luz em meio às enchentes de 2024