Dnit prevê conclusão de obras na BR-158 para maio de 2026 e estuda sistema de comboio com horários fixos

Dnit prevê conclusão de obras na BR-158 para maio de 2026 e estuda sistema de comboio com horários fixos

Foto: Vinicius Becker (Diário)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estimou a conclusão das obras de contenção na BR-158, entre Santa Maria e Itaara, para maio de 2026, condicionada a questões climáticas e orçamentárias. A previsão foi apresentada durante reunião virtual mediada pelo Ministério Público Federal (MPF) na quarta-feira (26), na qual o órgão se comprometeu a estudar alternativas para reduzir o impacto aos moradores.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O encontro, conduzido pelo Ministério Público de Cruz Alta, reuniu a superintendência do Dnit, a Construtora Castilho e representantes da comunidade de Itaara, que relataram transtornos como o longo tempo de espera sob calor extremo e falhas na comunicação sobre os bloqueios.


Prazo e método construtivo

Foto: Vinicius Becker (Diário)

O superintendente do Dnit no Rio Grande do Sul, Hiratan Pinheiro da Silva, defendeu a necessidade das intervenções em 18 pontos simultâneos (11 com a Construtora Castilho e 7 com a Pelotense). Segundo ele, a rodovia possui classificação de segurança baixa e fragmentar a obra estenderia o prazo para quatro ou cinco anos, prolongando o risco aos usuários.


– Não há como fragmentar a obra, porque ela tem uma relação de continuidade. Reduzir os pontos de obra estenderia o período de risco da rodovia pela fragilidade da contenção – argumentou Hiratan.


Estudo de "comboios"

Diante das queixas sobre a imprevisibilidade do tempo de espera no "Pare e Siga", o superintendente informou que solicitará à construtora um estudo para implementar o método de "comboio", com horários determinados para o tráfego, semelhante ao sistema utilizado na serra entre Bento Gonçalves e Veranópolis.


Durante a reunião, moradores manifestaram rejeição inicial à ideia, por considerarem o sistema mais demorado que o atual. A construtora deverá apresentar alternativas na próxima reunião, agendada para 13 de janeiro de 2026.


Comunicação e sinalização

Os moradores cobraram um canal de comunicação em tempo real para avisar sobre interrupções. Um engenheiro da Construtora Castilho ponderou que os funcionários na obra são proibidos de usar celular por segurança, mas que a empresa estudará a viabilidade.


Como medida imediata, ficou acordado que um representante da comunicação do Dnit será incluído no grupo de WhatsApp da comunidade para repassar informações.


Sobre o fluxo atual, o engenheiro da Castilho informou que, desde o início de dezembro, não haverá mais "Pare e Siga" para quem desce de Itaara, restringindo o bloqueio apenas ao sentido Santa Maria-Itaara. Ele também afirmou que a sinalização de final de fila foi intensificada.


imagem Rian Lacerda

POR

Rian Lacerda

[email protected]

Anterior

Engavetamento deixa três pessoas feridas na RSC-287, em Santa Maria

Corpos em decomposição são encontrados dentro de veículo às margens da BR-287 Próximo

Corpos em decomposição são encontrados dentro de veículo às margens da BR-287

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI