Faxinal do Soturno decreta situação de emergência após ser atingido pelas chuvas; confira a situação de outras cidades da região

Autor: Colaborou: Leticia Klusener

Faxinal do Soturno decreta situação de emergência após ser atingido pelas chuvas; confira a situação de outras cidades da região

Foto: Prefeitura de Faxinal do Soturno (Divulgação)

O município de Faxinal do Soturno foi bastante afetado pela chuva que atingiu o Rio Grande do Sul na última quinta (8) e sexta-feira (9), com acumulados na casa dos 211 milímetros, segundo a BaroClima Meteorologia. Com isso, a prefeitura decretou situação de emergência na tarde desta segunda-feira (12). Segundo o prefeito Lourenço Domingos Moro, os prejuízos são milionários.


Com a medida, sobe para dois o número de municípios da região em emergência devido às chuvas da semana passada. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Além do grande volume de chuva, casas ficaram alagadas e vias de acesso à cidade ficaram bloqueadas. A ponte provisória da ERS-348, entre Faxinal e Ivorá, sobre o Rio Guarda Mor, foi levada pela água. Nesta segunda-feira, por meio das redes sociais, a prefeitura informou que uma equipe do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) esteve no município para a análise do trabalho de recuperação a ser realizado no local.


Conforme o texto, a reconstrução deve ser iniciada assim que o nível do rio baixar. Segundo Moro, não há previsão de liberação do trânsito no trecho. Com isso, para ter acesso às comunidades de Sítio Alto, Sítio dos Mellos e ao município de Ivorá, é necessário fazer o trajeto pela Rota do Sol. 


– Os prejuízos por aqui foram milionários. Fizemos um levantamento fotográfico das perdas no município, de pontes, recapeamento de estradas e famílias ainda estão isoladas. Já definimos pontos considerados mais extremos – afirma o prefeito.



São Martinho da Serra

Com 195 milímetros de chuva, a cidade registrou estragos nas estradas do interior do município. Nesta segunda, a prefeitura informou que equipes trabalhavam no reestabelecimento desses acessos.


Caçapava do Sul

Outro município da região que registrou danos em decorrência das chuvas foi Caçapava do Sul. Segundo a prefeitura, mais de 20 casas ficaram danificadas e receberam atendimento da Defesa Civil, com distribuição e colocação de lonas. Conforme dados da BaroClima, choveu aproximadamente 188 mm na cidade.


Foto: Prefeitura de Caçapava do Sul (Divulgação)


Na manhã desta segunda, a Secretaria de Obras do município iniciou um trabalho em três bairros, utilizando três patrolas, cinco caminhões e quatro retroescavadeiras. Já no interior, as patrolas estão na região da Parada Mário e Rincão dos Nizas.

"O mutirão na cidade vai acontecer durante os próximos 10 dias, além de uma turma volante que vai atender os bairros e interior. A limpeza urbana também está trabalhando em duas frentes, além da turma que cuida exclusivamente de rede pluvial", diz a publicação da prefeitura por meio das redes sociais.



Jaguari

Segundo a prefeitura, choveu 224 mm entre quinta e sexta, quantidade que ultrapassou em 100% a média esperada para o mês. Como consequência, o Rio Jaguari ultrapassou a marca de 9 metros e 90 centímetros, localidades ficaram isoladas e o município decretou situação de emergência no último sábado (10). De acordo com a prefeitura, "a medida se faz necessária devido aos danos significativos em estradas, pontilhões, lavouras, pastagens, além do deslocamento de famílias e interrupção de serviços essenciais, como o transporte escolar e atendimento de saúde. Com o decreto, o município poderá agilizar ações de resposta, reconstrução e assistência às famílias afetadas, além de buscar apoio estadual e federal para enfrentar os prejuízos."


Na manhã desta segunda, o trabalho de reconstrução ficou focado no interior do município, para reestabelecer o tráfego nas estradas rurais. As equipes atuaram nas seguintes localidades: Ijucapirama,  Travessão do Valdir Atzhler, Travessão dos Turchetti, Boca da Picada Segredo, Passo dos Salso e 4º Distrito.



São Francisco de Assis
A cidade registrou quase 150 milímetros de chuva em 48 horas. Com o grande volume registrado, a ligação do município com o interior foi prejudicada. Nesta segunda, a prefeitura informou que o aterro da ponte do Rio Taquari está bloqueado. Até a publicação da reportagem, não havia atualização sobre liberação no local.

 

Foto: Prefeitura de São Francisco de Assis (Divulgação)


Leia mais:


 



Justiça atende pedido do MP e suspende concurso para oficiais da Brigada Militar no RS Anterior

Justiça atende pedido do MP e suspende concurso para oficiais da Brigada Militar no RS

Em nota, Santa Casa de São Gabriel nega que menina Isabelly teria fraturas de costelas ou indícios de violência sexual quando foi atendida Próximo

Em nota, Santa Casa de São Gabriel nega que menina Isabelly teria fraturas de costelas ou indícios de violência sexual quando foi atendida

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI