Fotos: Mauricio Tonetto (Divulgação)
Entrega ocorreu na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre, durante a celebração do aniversário de 188 anos da Brigada Militar
O governo do Estado entregou, nesta terça-feira (18), 361 novas viaturas semiblindadas para a Brigada Militar (BM), o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e o Instituto-Geral de Perícias (IGP). Os veículos irão reforçar a segurança de mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul. O Executivo não divulgou as cidades contempladas.
A entrega ocorreu na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre, durante a celebração do aniversário de 188 anos da Brigada Militar. O ato contou com a presença do governador Eduardo Leite (PSD).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o governo, o investimento é de mais de R$ 100 milhões, a partir de recursos dos fundos como o Plano Rio Grande (Funrigs), o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg) e o Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp). Há também recurso da prefeitura de Giruá e termo de ajustamento de conduta do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
Durante a cerimônia, Leite parabenizou a Brigada Militar pelos 188 anos e destacou o compromisso do Estado com uma segurança pública estruturada e eficiente.
– A Brigada Militar chega aos seus 188 anos mais preparada e equipada do que nunca. A entrega de mais de 360 viaturas semiblindadas, somada a um ciclo de investimentos que ultrapassa R$ 2 bilhões desde 2019, mostra que não estamos apenas homenageando a nossa corporação, estamos fortalecendo quem protege a sociedade. E os resultados comprovam isso – disse o governador, ressaltando que os índices de criminalidade no Rio Grande do Sul tiveram quedas expressivas em roubos, homicídios e violência em geral.
O secretário da Segurança Pública, Mário Ikeda, disse que a entrega das viaturas representa mais um passo no projeto de modernização e fortalecimento das forças de segurança do Rio Grande do Sul.

Compromisso da Brigada Militar
Durante a solenidade, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Claudio dos Santos Feoli, exaltou o trabalho da corporação para a população, cujo compromisso é "com a vida, a legalidade e a proteção da sociedade gaúcha".
– A redução dos indicadores criminais, os investimentos em equipamentos e a valorização contínua da tropa mostram que estamos no caminho certo. A Brigada Militar segue sendo referência nacional em segurança pública, graças à dedicação dos homens e mulheres que vestem essa farda com coragem e honra – afirmou Feoli.