Ministério Público pede aplicação de medida socioeducativa de internação para adolescente autor de ataque em escola no Norte do Estado

Ministério Público pede aplicação de medida socioeducativa de internação para adolescente autor de ataque em escola no Norte do Estado

Foto: Diego Camargo/ Portal Tchê (Divulgação)

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), por meio da Promotoria de Justiça de Getúlio Vargas, apresentou, na segunda-feira (4), a manifestação final no processo que apura os atos infracionais atribuídos a um adolescente de 16 anos que invadiu a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, no município de Estação, no Norte do Estado. O caso ocorreu no dia 8 de julho e deixou uma criança de 9 anos morta, além de outras pessoas feridas. 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Segundo informações divulgadas pelo MP-RS, o promotor de Justiça Alexandre Vinícius Murussi solicitou a aplicação de medida socioeducativa de internação, após a conclusão da fase de instrução processual. O pedido foi feito nos memoriais — etapa que ocorre depois da produção de provas, que incluiu depoimentos de testemunhas e perícias psicológica e psiquiátrica.


A defesa do adolescente também pôde se manifestar durante o processo. Agora, o caso segue para as alegações finais da defesa e, em seguida, será julgado pela magistrada responsável.


No último dia 30, o adolescente, que responde por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio e tentativas de homicídio, foi ouvido pela Justiça no município de Getúlio Vargas. Na ocasião, também foram ouvidas quatro testemunhas de defesa. Saiba mais aqui. 

Relembre o caso

O fato ocorreu na manhã do dia 8 de julho, quando o adolescente, que não teria antecedentes criminais, entrou na escola, que fica no centro de Estação, para entregar um currículo. Ele teria pedido para ir ao banheiro, entrou em uma das salas de aula e iniciou o ataque. 


A vítima fatal foi identificada como Vitor André Kungel Gambirazi, 9 anos. Aluno do 3º ano do Ensino Fundamental, ele teria sido atingido na altura das costas, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. A identidade foi confirmada pela prefeitura, por meio das redes sociaisO corpo do menino foi velado no dia 9, em Getúlio Vargas. 

A prefeitura também informou que um espaço de acolhimento aos alunos e familiares foi criado na Casa de Cultura do município. A instituição de ensino tem 152 alunosAs aulas foram suspensas em toda a rede municipal na época. De acordo com dados do último Censo Demográfico, Estação tem 5,5 mil habitantes. 



Leia mais:

Santa Maria deve implementar o projeto dos Bancos Vermelhos nas escolas municipais, diz vice-prefeita Lúcia Madruga Anterior

Santa Maria deve implementar o projeto dos Bancos Vermelhos nas escolas municipais, diz vice-prefeita Lúcia Madruga

Praça Saldanha Marinho será palco de mutirão para coleta de DNA de familiares de desaparecidos na próxima terça-feira Próximo

Praça Saldanha Marinho será palco de mutirão para coleta de DNA de familiares de desaparecidos na próxima terça-feira

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI