Natural de Cruz Alta, último pracinha da região que lutou na Segunda Guerra morre aos 103 anos

Natural de Cruz Alta, último pracinha da região que lutou na Segunda Guerra morre aos 103 anos

Fotos: Comando Militar do Sul (Divulgação)

Capitão Elmo Diniz tinha 103 anos e lutou na Itália entre novembro de 1944 e junho de 1945

CORREÇÃO - Capitão Elmo Diniz era o último pracinha da Região Central do Estado que lutou na Segunda Guerra Mundial, e não do Rio Grande do Sul. Há dois ex-combatentes gaúchos vivos, o 2º tenente João da Silva Augustinho, 102 anos, morador de São Leopoldo, e o 2º tenente José Negri, 103 anos, morador de Camargo, no norte do RS. O texto abaixo já está corrigido. 


A região central do Rio Grande do Sul perdeu, nesta segunda-feira (14), o último pracinha gaúcho ainda vivo que lutou na Segunda Guerra Mundial. Natural de Cruz Alta, o capitão Elmo Diniz tinha 103 anos. Conforme o Comando Militar do Sul (CMS), o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) faleceu em sua casa, no Bairro Santana, em Porto Alegre. 


"O capitão Elmo contagiava a todos com a sua vitalidade e alegria. Ao longo do tempo, participou de inúmeras atividades, organizadas pelo CMS, que rememoravam os feitos heroicos dos combatentes brasileiros na 2ª Guerra Mundial. Com muita lucidez e bondade, transmitia a todos os seus conhecimentos, que seguirão vivos na memória de cada um que teve a honra de conhecê-lo", informou o CMS, em nota. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Capitão Elmo integrou a FEB entre novembro de 1944 e junho de 1945, quando participou da Tomada de Monte Castelo, na Itália. Junto a outros pracinhas brasileiros, ajudou as forças aliadas a derrotar os nazistas na Europa e pôr fim à Segunda Guerra. 


Ao retornar ao Brasil, atuou no Exército no Rio de Janeiro, onde deu sequência à vida militar. Em 1947, foi promovido e retornou para a cidade natal, Cruz Alta.


Além das funções militares, o capitão trabalhou no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a elaboração de mapas fotográficos do Brasil. 

Em março deste ano, o Exército instalou uma placa com o nome do capitão Elmo na ponte móvel instalada entre Lajeado e Arroio do Meio

Última homenagem

A homenagem mais recente ao ex-combatente ocorreu em março de 2025, quando o Exército instalou uma placa na ponte móvel instalada no Rio Forqueta, entre os municípios de Lajeado e Arroio do Meio, durante a Operação Taquari 2. Ele é considerado um herói nacional. 


"Que seu exemplo de coragem, determinação e amor à pátria inspirem a todas as gerações", enaltece o Comando Militar do Sul em sua nota de pesar divulgada nesta segunda. 


A prefeitura de Cruz Alta divulgou nota de pesar nesta tarde pela morte do ex-pracinha:  "Neste triste momento, a Administração Municipal se solidariza com familiares e amigos". 


Em fevereiro de 2024, o militar da reserva foi homenageado pela prefeita Paula Librelotto com a Medalha Pinheiro Machado, maior honraria do município de Cruz Alta, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Pátria.


O velório do capitão Elmo será realizado terça-feira (15), das 9h às 11h, no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre.


Duas adutoras seguem em manutenção ao longo da semana e atendimento ao cliente deve mudar de local nesta terça, diz Corsan Anterior

Duas adutoras seguem em manutenção ao longo da semana e atendimento ao cliente deve mudar de local nesta terça, diz Corsan

Mulher causa tumulto durante atendimento do filho na UPA e acaba sendo detida pela Brigada Militar Próximo

Mulher causa tumulto durante atendimento do filho na UPA e acaba sendo detida pela Brigada Militar

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI