Foto: Polícia Civil (Divulgação)
A Polícia Civil deflagrou, na manhã de quarta-feira (9), a Operação Taberna Occulta, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas em Santiago, região central do Estado. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e contou com o apoio de efetivos de outras cidades.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ao todo, foram cumpridas 25 ordens judiciais, incluindo 13 mandados de prisão preventiva, oito de busca e apreensão, além de sequestros de imóveis, veículos e a interdição de um estabelecimento comercial usado como fachada para a venda de drogas.
As investigações, que duraram mais de seis meses, revelaram que o local servia tanto para lavagem de dinheiro quanto para a comercialização de entorpecentes. A maioria dos investigados já estava reclusa no sistema penitenciário, de onde comandava o esquema criminoso.
Durante o cumprimento de um dos mandados em Santiago, foi apreendida uma prensa hidráulica usada na preparação das drogas. As ordens foram cumpridas também em Jaguari, São Vicente do Sul, Santa Maria, Ijuí e Charqueadas.