RS tem cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol; país contabiliza 32 confirmações

RS tem cinco casos suspeitos de intoxicação por metanol; país contabiliza 32 confirmações

Foto: Agência SP/Divulgação

O Ministério da Saúde divulgou, na segunda-feira (13), que o Brasil contabiliza 32 casos confirmados de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas, três a mais do que no balanço anterior, divulgado na última sexta-feira (10). Outros 181 casos seguem em investigação, enquanto 320 suspeitas foram descartadas.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

As ocorrências confirmadas foram registradas em São Paulo (28), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1). As suspeitas em análise estão em queda: eram 217 no último levantamento.

As 181 notificações em investigação estão distribuídas em São Paulo (100), Pernambuco (43), Espírito Santo (9), Rio Grande do Sul (6), Rio de Janeiro (5), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Goiás (3), Maranhão (2), Alagoas (2), Minas Gerais (1), Paraná (1) e Rondônia (1).

Não houve novas confirmações de mortes, o total segue em cinco óbitos. Nove ocorrências ainda estão sob investigação, três a menos que no último balanço.


Situação no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul tem cinco casos em investigação por possível contaminação por metanol. O número foi atualizado na tarde desta segunda-feira pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), após a exclusão de uma suspeita que havia sido contabilizada no início do dia.

De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), as investigações envolvem casos registrados em Canoas, Erechim, Santa Cruz do Sul, Viamão e Porto Alegre. Outros 14 casos foram descartados após exames laboratoriais, sendo um deles em Santa Maria.

O Estado tem uma confirmação até o momento, de um morador de Porto Alegre, que se contaminou durante viagem a São Paulo.


Casos em investigação ativa:

Homem, 24 anos, Canoas (vodca)

Homem, 40 anos, Erechim (bebida não informada)

Homem, 19 anos, Viamão (uísque)

Homem, 46 anos, Santa Cruz do Sul (bebida não informada)

Homem, 45 anos, Porto Alegre (bebida não informada)


Estado realiza exames e recebe antídoto

O Centro de Informação Toxicológica do Estado (CIT) iniciou nesta segunda-feira (14) a realização de exames laboratoriais para identificação de metanol em casos suspeitos. O procedimento, que estava em fase de testes desde o início do mês, permite que o diagnóstico seja emitido em até 24 horas, de segunda a sexta-feira. O CIT mantém plantão para recebimento de amostras aos fins de semana e feriados.

O local também armazena os lotes do antídoto contra a intoxicação. O Estado recebeu, na sexta-feira (10), 80 ampolas do primeiro lote do fomepizol, medicamento usado no tratamento de intoxicações por metanol. O envio foi realizado pelo Ministério da Saúde como parte de uma ação emergencial que distribui 1,5 mil ampolas do antídoto a 11 estados que registraram casos suspeitos ou confirmados. 

O fomepizol é considerado um medicamento raro e de alto custo, utilizado em casos graves de intoxicação por metanol. Sua chegada ao Brasil foi viabilizada por meio de negociação internacional com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e autorização da Anvisa. Além do fomepizol, o Sistema Único de Saúde (SUS) já utiliza o etanol farmacêutico como alternativa de tratamento.

O CIT pode ser acionado imediatamente pelos profissionais de saúde, após a identificação de casos suspeitos, pelo telefone 0800 721 3000.


Concurso da Polícia Civil abre 30 vagas para delegado no Rio Grande do Sul Anterior

Concurso da Polícia Civil abre 30 vagas para delegado no Rio Grande do Sul

Trecho da Avenida Borges de Medeiros terá bloqueio parcial nesta terça-feira em Santa Maria Próximo

Trecho da Avenida Borges de Medeiros terá bloqueio parcial nesta terça-feira em Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI