VÍDEO: Justiça determina afastamento da prefeita de Cacequi em investigação sobre fraudes em licitações

VÍDEO: Justiça determina afastamento da prefeita de Cacequi em investigação sobre fraudes em licitações

Foto: Reprodução

Ana Paula Del’Olmo (MDB), prefeita de Cacequi, e Edson Machado (Republicanos), vice-prefeito que deve assumir interinamente o Executivo

A prefeita de Cacequi, Ana Paula Del’Olmo (MDB), foi afastada provisoriamente do cargo por decisão da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). A medida, divulgada nesta quarta-feira (3), atendeu a pedido do Ministério Público Estadual no âmbito da Operação Títere, que apura supostos crimes em licitações e práticas ilegais de gestão no município do Vale do Jaguari.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O afastamento ocorre menos de um mês após a deflagração da operação, em 12 de agosto, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão na sede da prefeitura, na Secretaria de Trânsito e Transportes, em empresas e em residências de agentes públicos e empresários de Cacequi e São Gabriel. Documentos e equipamentos eletrônicos foram recolhidos para investigação. 


Na ocasião, a prefeitura ressaltou que caloborou com as autoridades, com transparência, mas que o Poder Executivo não teve acesso ao processo judicial que determinou a ação que ocorreu no dia 12. Confira abaixo a nota na íntegra:


"O Município de Cacequi, por meio de sua Administração Municipal, vem a público esclarecer que os fatos objeto de investigação divulgados na data de hoje não possuem qualquer fundamento que possa macular a lisura dos atos desta gestão.
Todas as ações e decisões desta Administração são pautadas de forma estrita pelos princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, que norteiam a atuação da Administração Pública.
Ressaltamos que, até o presente momento, esta Administração não teve acesso ao processo judicial que determinou a ação de hoje, razão pela qual não dispõe de informações detalhadas sobre o seu conteúdo e fundamentos.
As denúncias que motivaram tais investigações revestem-se de interesses alheios ao bem público, decorrentes de disputas políticas locais que, lamentavelmente, geram prejuízos à imagem de nossa comunidade e desviam o foco das verdadeiras necessidades da população.
Reiteramos nosso compromisso de colaborar integralmente com as autoridades competentes, com absoluta transparência, para que a verdade prevaleça e a confiança da população seja plenamente preservada.
Nossa cidade tem apresentado avanços significativos, fruto de um trabalho sério e comprometido com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria da qualidade de vida dos que mais precisam. Não permitiremos que interesses particulares enfraqueçam essa trajetória de crescimento e dedicação ao povo de Cacequi."


Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta, após a decisão da Justiça, Ana Paula confirmou a decisão judicial e afirmou que irá recorrer. Ela também destacou obras em andamento e rebateu críticas da oposição:


– Com profunda tristeza fui comunicada hoje do meu afastamento da prefeitura. Sei as minhas responsabilidades, o trabalho que temos feito durante todo esse tempo. Vou recorrer, é um direito que eu tenho. A partir de agora, o seu Edson (Machado) assume como prefeito da nossa cidade. E digo à pequena oposição: continuem denunciando, porque Cacequi nunca mais voltará a ser o que era antes – declarou.


Com o afastamento, o vice-prefeito Edson Machado (Republicanos) assume interinamente o comando do Executivo municipal.


Entenda a investigação

A Operação Títere é conduzida pelo Ministério Público, por meio da promotora Mariana de Azambuja Pires, e coordenada pelo procurador Fábio Costa Pereira, da Procuradoria da Função Penal Originária (PFPO). O MP apura supostos “delitos licitatórios, crimes de responsabilidade e práticas ilegais de gestão” envolvendo agentes públicos e empresários.



Leia mais

Colisão contra cavalo causa a morte de duas pessoas na BR-290 em Rosário do Sul Anterior

Colisão contra cavalo causa a morte de duas pessoas na BR-290 em Rosário do Sul

Polícia Civil investiga grupo do Mato Grosso do Sul suspeito de desviar mais de R$ 500 mil de empresa de Santa Maria Próximo

Polícia Civil investiga grupo do Mato Grosso do Sul suspeito de desviar mais de R$ 500 mil de empresa de Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI