Foto: Polícia Militar de Santa Catarina (Reprodução)
Uma plantação com cerca de 138 mil pés de maconha foi descoberta e destruída pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) na tarde de quarta-feira (23), no interior do município catarinense José Boiteux, no Vale do Itajaí. O flagrante, considerado um dos maiores já registrados no Brasil, ocorreu durante uma operação conjunta do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do 13º Batalhão da PM.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A área cultivada tinha mais de 230 metros quadrados e estava localizada em uma propriedade rural. O responsável pelo local, um homem de 45 anos sem passagens policiais, foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. A identidade dele não foi divulgada.
Durante a operação, os policiais apreenderam três armas de fogo, um revólver calibre 38, uma carabina calibre 24 e um rifle artesanal calibre 28, além de mais de 60 munições de diversos calibres. Parte da plantação e os demais materiais foram recolhidos, e os pés de maconha foram destruídos com o uso de um trator agrícola, conforme os protocolos legais.
Imagens aéreas feitas pela PM mostram a extensão da lavoura. Segundo o comandante do Bope, Celso Mlanarczyki Júnior, não há registro recente de uma plantação dessa dimensão no país. A contagem dos pés foi feita com base em estimativa de densidade por metro quadrado.
Confira imagens da área plantada: