Foto: 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChq)
O 2º Batalhão de Polícia de Choque (2º BPChq) da Brigada Militar alcançou um recorde histórico de apreensões de armas em maio, com 19 armamentos retirados de circulação em Santa Maria e municípios sob sua abrangência. Este é o maior número já registrado pela unidade nesse período.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O dado expressivo supera os registros dos últimos anos: em maio de 2024, foram 2 armas apreendidas; em 2023, foram 13; e o recorde anterior havia ocorrido em maio de 2022, com 18 apreensões.
Além das armas, o balanço das ações do mês revela o forte ritmo de trabalho do 2º BPChq, que tem atuado de forma incisiva no enfrentamento à criminalidade. No mês de maio, a unidade abordou 1.578 pessoas e 479 veículos, realizou 49 prisões em flagrante, apreendeu 11 quilos de drogas e R$ 7.428,74.
As operações envolveram ainda apoio a diversas ações policiais, recaptura de foragidos e cumprimento de mandados judiciais, consolidando a atuação do batalhão como força de pronta resposta e apoio às demais unidades da Brigada Militar.
De acordo com o comandante do 2º BPChq, Major PM Garcia, os resultados refletem o empenho e a estratégia de policiamento adotada pela unidade:
— Esse resultado é um reflexo do comprometimento e da dedicação incansável de nossos policiais, que têm trabalhado arduamente nas ações de prevenção à criminalidade, afirmou.
O batalhão mantém operações constantes voltadas à redução da violência, com foco no combate ao tráfico de drogas, repressão ao porte ilegal de armas, prisão de criminosos e reforço do patrulhamento em áreas sensíveis.