Foto: Divulgação
Na manhã deste domingo (19), a Polícia Civil, por meio da 4º Delegacia de Polícia (DP), em conjunto com a Brigada Militar, desencadeou a Operação Defense, com objetivo de combater crimes de abigeato (roubo de gado), contra a fauna e contra os direitos do consumidor.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas localidades do Passo do Verde e no Bairro passo das Tropas, ambos em Santa Maria.
No primeiro endereço foram encontradas carnes de caças de espécies nativas como tatu-galinha, cutia e capivara, sendo lavrado termo circunstanciado ao autor.
No segundo endereço, foram apreendidos 1,6 mil metros lineares de redes de diversas malhas, cartuchos de munição calibre 12 e de calibre restrito, estojos de munição de vários calibres, chumbo e pólvora para recarga, armadilhas para caça, rede camuflada, refletores, entre outros objetos de apoio utilizados para caça e pesca ilegal. Foi identificado um alçapão com fundo falso para guardar armas de forma dissimulada na residência.
No terceiro endereço, foram encontradas carnes de caça de marreca-irerê, veado-mateiro, uma mandíbula de ratão-do-banhado, uma cabeça, rabo e casco de tatu-galinha, além de carne de javali.
Também foram encontrados cinco rádios transmissores, um barco com motor de popa, munições intactas e cartuchos deflagrados de calibre 12, frascos de pólvora e de chumbo granulado para recarga, duas espingardas em nome do proprietário que recebeu as equipes, além de uma arma de pressão modificada para calibre 22.
A dona da casa assumiu a propriedade, sendo apresentada em flagrante delito na Delegacia de Polícia pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.
Uma mulher de 37 idade, sem antecedentes policiais, foi autuada em flagrante.
A ação foi coordenada pelo delegado Antônio Firmino de Freitas Neto, titular da 4º Delegacia de Polícia, e pelo major Robinson Marcos Garcia, comandante do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM).