Foto: Receita Estadual
Carga de vinhos foi avaliada em R$ 400 mil
Uma tentativa inusitada de burlar a fiscalização acabou frustrada na BR-116, em Vacaria, na Serra Gaúcha. A Receita Estadual (RE) interceptou, na última sexta-feira (23), um caminhão que transportava 3 mil garrafas de vinho argentino escondidas sob uma carga de abóboras. Avaliada em mais de R$ 400 mil, a mercadoria não possuía nota fiscal e foi apreendida no Posto Fiscal Passo do Socorro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O veículo, emplacado no Paraná, foi abordado por equipes da RE, vinculadas à Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz), durante uma operação de fiscalização de rotina. A documentação apresentada referia-se apenas às abóboras, que estavam com a carga regularizada. No entanto, uma vistoria mais detalhada revelou, sob os legumes, a verdadeira carga: milhares de garrafas de vinho de origem argentina, introduzidas no país de forma irregular.
Diante da constatação de crime de descaminho, prática que consiste na importação de produtos sem o devido pagamento de impostos, a Receita Federal foi acionada para destinação da mercadoria. A Polícia Rodoviária Federal fez a escolta do caminhão até uma nova base, enquanto a Brigada Militar deu voz de prisão ao motorista, que foi encaminhado à Polícia Federal em Caxias do Sul.
A operação foi conduzida pela Delegacia do Trânsito de Mercadorias (15ª DRE - DTM), que utiliza tecnologias de rastreamento, inteligência artificial e monitoramento em tempo real para realizar intervenções seletivas e precisas nas estradas gaúchas.
Segundo a Receita Estadual, esse tipo de ação tem como objetivo coibir práticas ilegais no transporte de mercadorias, promover a justiça fiscal e combater a concorrência desleal.