Foto: Divulgação
O temporal que atingiu a Região Central durante a madrugada desta segunda-feira (21) provocou danos em mais de 150 residências em Vila Nova do Sul, principalmente em razão do granizo. As informações foram repassadas pelo prefeito José Moura e pelo coordenador da Defesa Civil do município, Leonardo Piovesan, durante entrevista ao programa Bom Dia, Cidade, da Rádio CDN 93.5 FM.
No km 382 da BR 290 o trânsito está em meia pista pois há árvores caídas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o prefeito, o número de imóveis atingidos ainda pode aumentar, já que moradores continuam procurando a Defesa Civil para solicitar auxílio.
– Fomos atingidos com um número expressivo de residências. Tivemos bastante chuva, mas o pior é o granizo, porque o granizo deixa as pessoas na rua. Tivemos bem acima de 150 residências – afirmou José Moura.
As equipes passaram a madrugada distribuindo lonas para as famílias que tiveram os telhados danificados. Conforme o prefeito, o município avalia neste momento como conseguir materiais para continuar atendendo os moradores.
– A lona já estamos atendendo. Agora vamos partir para a questão de como vamos adquirir Brasilit para atender essa população – explicou.
O coordenador da Defesa Civil, Leonardo Piovesan, afirmou que ainda não há um levantamento definitivo dos danos. As equipes estão percorrendo o município nesta manhã para identificar as ocorrências.
– O município foi bastante atingido na madrugada com a questão de granizo, granizo grande. Foi uma distribuição bastante grande de lona na madrugada, à medida que a gente consegue atender de imediato para auxiliar o pessoal – relatou.
Granizo atingiu diferentes pontos da cidade
Segundo Leonardo, os registros de danos estão espalhados pela área urbana de Vila Nova do Sul. Até o momento da entrevista, não havia um bairro específico apontado como o mais afetado.
– Mais registros nós temos na cidade, por enquanto. Foi no todo da cidade, praticamente. Não foi um bairro mais afetado ou outro, foi meio geral a cidade que atingiu – afirmou o coordenador.
Como antecipado pelo prefeito, além das lonas, moradores também estão procurando a Defesa Civil em busca de telhas Brasilit para substituir as coberturas danificadas.
Aulas são suspensas após danos em escola
As aulas da rede municipal foram suspensas nesta segunda-feira em Vila Nova do Sul. A decisão foi tomada ainda durante a madrugada, após danos em uma escola e diante da necessidade de verificar as condições de segurança dos prédios.
De acordo com Leonardo, a Escola Professora Maria Pereira Teixeira foi atingida pelo temporal.
– As aulas foram suspensas na madrugada. Teve alguns danos no colégio também. Por segurança, até porque não sabíamos como amanheceria o tempo, foi suspenso – explicou.
Segundo o coordenador, também era necessário verificar possíveis problemas na rede elétrica e outras condições das estruturas antes de permitir o retorno das atividades.
Município avalia situação de emergência
O prefeito José Moura afirmou que a possibilidade de decretar situação de emergência estava sendo discutida nesta manhã. A medida seria avaliada diante dos danos provocados pelo temporal e da necessidade de aquisição de materiais para atender as famílias.
– É isso que nós vamos discutir agora. De repente vamos fazer um decreto aqui no município para poder adquirir esse material. É resolver o problema que aconteceu, não deixar as pessoas na rua – afirmou o prefeito.
Enquanto o levantamento dos danos continua, as equipes da Defesa Civil permanecem nas ruas atendendo as solicitações dos moradores.
Em caso de emergência
Defesa Civil de Santa Maria
153
WhatsApp: (55) 99110-7940
Corpo de Bombeiros Militar
193
WhatsApp: (55) 98454-5968
Samu
192
(51) 3320-0100
(51) 3320-0192
(55) 3307-9737
Brigada Militar
190
WhatsApp: (55) 99939-0190
Ciosp | Superintendência de Trânsito
153
WhatsApp: (55) 99931-1244
Ciosp | Guarda Municipal
153
WhatsApp: (55) 99167-8452
Comando Rodoviário da Brigada Militar
198
(55) 3225-1009
WhatsApp: (51) 98687-2667
Polícia Rodoviária Federal
191
WhatsApp: (55) 99123-3488