Foto: Arquivo Pessoal
Quem circula pelo centro de Santa Maria durante a noite percebe a falta de iluminação em frente ao Clube Caixeiral Santamariense e a ausência de grades de proteção no entorno do Viaduto Evandro Behr. A reportagem identificou que um poste de concreto não possui equipamento de iluminação e que trechos das grades que deveriam proteger pedestres de quedas estão ausentes em pelo menos três pontos. Além disso, as grades não recebem nova pintura há muitos anos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A situação da iluminação é percebida em frente ao Clube Caixeiral Santamariense. No local, há um poste de concreto que está sem o equipamento de luz. Ao lado dele, um poste pequeno, que servia para iluminar a calçada, está presente mas não está ligado. A escuridão atinge o caminho entre o Banco Santander e o começo do Calçadão, onde a falta de um poste prejudica a visibilidade de quem passa por ali. Além disso, os carros que saem do "túnel" do viaduto também ficam no escuro.
Falta de proteção
Do outro lado do Clube Caixeiral, em frente ao Banco Banrisul, o problema é a segurança de quem caminha na calçada ao lado Viaduto Evandro Behr. As grades que servem para proteger os pedestres de uma eventual queda estão ausentes em alguns trechos. Nos pontos onde as grades ainda continuam no lugar, é possível notar que elas estão sem manutenção aparente.
Concessionária irá averiguar
A Prefeitura de Santa Maria foi procurada para comentar a situação e informou na segunda (9) que a IP Santa Maria, concessionária responsável pela manutenção e modernização da iluminação pública no município até 2048, iria realizar uma vistoria no entorno do Clube Caixeiral. Questionada novamente nesta terça (10), o executivo disse que a empresa constatou a falta de luminárias no local. Segundo a concessionária, será elaborado um projeto de iluminação que incluirá o largo e a Rua do Acampamento e, após a conclusão, ocorrerá a implantação de luminárias de LED.
Sobre as grades, a Prefeitura informou que aguarda informações da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade até a publicação desta reportagem.
Veja em vídeo:
O assunto foi tema do programa Bom Dia, Cidade! na manhã desta terça-feira (10), na Rádio CDN (93,5 FM).