Foto: Rian Lacerda (Diário)
Avenida Governador Walter Jobim, local onde ocorreu o crime, ainda apresentava manchas de sangue na manhã desta sexta-feira (14).
O delegado Giovanni Lovato, titular da Delegacia de Polícia de São Pedro do Sul, comentou nesta sexta-feira (14) sobre o andamento das investigações que buscam esclarecer as circunstâncias e a motivação do crime ocorrido na noite de quinta-feira (13), na Avenida Walter Jobim, próximo ao trevo de acesso ao município, quando o policial militar André Fernando Brum Silveira, 39 anos, teria atirado contra a companheira Edila Marciele Carvalho Brum, 40 anos, contra o jovem Diogo Henrique Goulart Streb, 18 anos. Após os disparos, o policial tirou a própria vida com um tiro na cabeça.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Primeiras diligências
De acordo com o delegado, desde o momento do crime diversas ações foram realizadas:
– Desde ontem (quinta), nós fizemos uma série de diligências, primeiro acionando a perícia do IGP, que compareceu ao local. Os corpos dos falecidos foram encaminhados para exame de necropsia e começamos a reunir testemunhas que serão ouvidas nos próximos dias – diz.
Segundo ele, as informações preliminares coletadas apontam para uma possível motivação relacionada a um caso extraconjugal:
– Reunimos muitas informações extraoficiais que dão conta de que a motivação foi um caso extraconjugal. O autor não aceitando essa situação teria vindo de São Vicente do Sul até São Pedro do Sul, encontrado a esposa e o rapaz de 18 anos e efetuado os disparos na Avenida Walter Jobim – explica o delegado.
Lovato explicou ainda que há indícios de que o policial poderia estar seguindo o veículo em que estavam a esposa e o jovem:
– A gente imagina que ele tenha visualizado o veículo na BR-287 e passado a segui-lo. Em determinado momento, os dois carros pararam e, ao que tudo indica, quando a esposa desceu, ele efetuou os disparos.

Próximos passos da investigação
O delegado informou que novas oitivas serão realizadas a partir da tarde desta sexta-feira:
- Sabemos que pelo menos uma testemunha, possivelmente duas, passaram muito próximo do local no momento do fato, e devem ser ouvidas ainda nesta sexta.
Ele destacou também que, assim que a mulher apresentar condições de saúde, seu depoimento será fundamental para o esclarecimento completo do caso:
- Esperamos que, nos próximos dias, com a recuperação dela, possamos coletar o relato e obter mais informações que auxiliem na investigação – conclui o delegado.
Relembre o caso
O crime ocorreu na noite de quinta-feira (13), na Avenida Walter Jobim, próximo ao trevo de acesso a São Pedro do Sul. Segundo a ocorrência, o policial militar André Fernando Brum Silveira atirou contra a companheira Edila Marciele Carvalho Brum, que estava fora do veículo, e contra o jovem Diogo Henrique Goulart Streb, que estava dentro de um Fiat Siena com placas de São Vicente do Sul.
Diogo foi atingido no tórax, chegou a ser socorrido e levado ao Pronto Atendimento Municipal, mas não resistiu. Edila foi socorrida inicialmente em São Pedro do Sul, mas acabou transferida para o Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo (CHAA), em Santa Maria. Conforme a assessoria de imprensa, seu estado de saúde é grave. Após os disparos, o policial tirou a própria vida com um tiro na cabeça.
A área foi isolada e a ocorrência mobilizou equipes da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e peritos do IGP. As circunstâncias e a motivação do crime seguem em investigação pela Polícia Civil.
Saiba mais sobre o caso
- Policial militar é suspeito de matar jovem, ferir esposa e depois tirar a própria vida em São Pedro do Sul
- Professora de São Pedro Sul baleada pelo companheiro segue internada em estado grave em Santa Maria
- Escolas de São Pedro do Sul suspendem aulas após morte de aluno e professora ficar ferida
- Câmeras flagram policial militar que aborda a esposa e jovem em São Pedro; delegado diz que hipótese é de crime passional
- Prefeitura de São Vicente do Sul lamenta crime em São Pedro do Sul e suspende atividades letivas e eventos oficiais na cidade