Grupo indígena segue em ocupação em área da Fepagro na manhã deste sábado

Autor: Vitor Zuccolo e Letícia Klusener

Grupo indígena segue em ocupação em área da Fepagro na manhã deste sábado

Foto: Vitor Zuccolo (Diário)

Os indígenas que ocuparam a área do Centro de Pesquisas da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), no distrito de Boca do Monte, em Santa Maria, na terça-feira (15) permaneciam no local até a manhã deste sábado (19). São 30 pessoas que ocupam o local, que são de Passo Fundo, Tenente Portela e Santa Maria. Segundo o líder Erni Amaro, o grupo veio para a cidade após perder tudo nas últimas enchentes. Apenas uma pequena parte do local é utilizada pelo grupo. Além disso, os chuveiros instalados no local foram desligados. Somente algumas luzes foram instaladas em uma pequena parte do local. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Conforme explicação do líder, devem seguir no local. O interesse do grupo é produzir artesanato para vender no centro de Santa Maria e em outras cidades: 

– Por nós, estamos abertos ao diálogo. A gente não quer briga com ninguém, porque briga só vai piorar a situação e não é o caminho certo – afirmou Erni. 

A Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária entregou uma notificação extrajudicial dando prazo de 48 horas para que o grupo deixe o local. O prazo acaba às 18h deste sábado (19). Se o grupo não respeitar o pedido, há possibilidade de o governo do Estado entrar com ação na Justiça para pedir a reintegração de posse.

A Brigada Militar e o Comando Rodoviário da Brigada Militar fazem o monitoramento do local. 

*Colaboraram Deni Zolin, Maria Júlia Corrêa e Rian Lacerda

Leia mais

Brigada Militar apreende dois adolescentes e recupera motocicleta furtada em Santa Maria Anterior

Brigada Militar apreende dois adolescentes e recupera motocicleta furtada em Santa Maria

Rastros de destruição: as cicatrizes da chuva no interior de Santa Maria Próximo

Rastros de destruição: as cicatrizes da chuva no interior de Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI