Nova unidade do McDonald's trará mudanças no trânsito e ruas do entorno devem ter alteração de fluxo a partir de 2026

Nova unidade do McDonald's trará mudanças no trânsito e ruas do entorno devem ter alteração de fluxo a partir de 2026

Foto: Vinicius Becker (Diário)

A abertura de uma nova unidade do McDonald’s, na rotatória da Avenida Medianeira com as avenidas Angelo Bolson e Hélvio Basso e com a Rua Orlando Fração, deve alterar a circulação de veículos na região a partir desta semana. Conforme a Secretaria de Urbanismo e Projetos, o empreendimento — que terá drive-thru — exigiu estudo de impacto de trânsito e motivou a criação de uma via secundária de acesso exclusivo. Além disso, há a previsão de mudanças no fluxo e no sentido do tráfego das ruas Orlando Fração e Carlos Uhr, a partir do próximo ano.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com o secretário de Urbanismo e Projetos, Guilherme Schneider, o objetivo é ordenar o fluxo, e assim, evitar filas na rotatória e preparar a região para intervenções maiores já previstas no planejamento da pasta. As declarações foram dadas pelo secretário em entrevista ao programa Bom Dia Cidade, da Rádio CDN, na manhã desta terça-feira (17).

— Todo empreendimento com drive-thru precisa passar por estudo de impacto. Chegamos à conclusão de que, se houvesse acesso direto pela rótula, isso geraria muito fluxo, e não queríamos repetir o problema da Avenida Fernando Ferrari — afirmou.


Via secundária e rotatória mantida

A principal mudança é a criação de uma pista lateral que dará acesso ao McDonald’s e aos estabelecimentos ao lado. O motorista deverá ingressar pela Rua Orlando Fração, sem retorno à rotatória.

— Todo mundo vai acessar lateralmente. Quem entrar ali não poderá voltar para a rótula, terá saída direta pela Avenida Hélvio Basso — explicou Schneider.

O canteiro da nova via é largo e será utilizado para arborização. Segundo a pasta, não haverá oferta de estacionamento público externo, para evitar aglomeração no período noturno e reclamações relacionadas ao sossego.

Schneider confirma também que a área interna da rotatória não foi reduzida. O novo traçado corrigiu o paralelepípedo que antes era utilizado irregularmente por motoristas.

— Nenhum espaço da rotatória foi diminuído. Antes, muita gente passava por cima de um meio-fio apagado. Agora corrigimos e incluímos calçada onde não existia — disse o secretário.

Com o ajuste, é esperado melhorar a travessia de pedestres e reforçar o caráter urbano da Avenida Hélvio Basso.


Filas e mudança de fluxo

O McDonald's ampliou a área interna do drive-thru para comportar cerca de 25 veículos. A medida foi exigida para evitar bloqueios externos. Além disso, haverá acesso e saída pelo estacionamento em direção à Rua Orlando Fração, sem sobrecarregar a Avenida Hélvio Basso.

— Queremos que o empreendimento aconteça, mas sem trancar o trânsito. Eles alongaram a fila para caber mais carros dentro do pátio — disse o secretário.

O termo firmado com o McDonald’s prevê contrapartidas de sinalização para permitir a mudança. O projeto também inclui a criação de um binário entre a Rua Carlos Uhr — saída do estacionamento do supermercado Beltrame — e a Rua Orlando Fração, que direciona o fluxo à BR-392. 

— Quem descer a Avenida Medianeira vai seguir reto pela Rua Orlando Fração. Quem vier da BR-392 virá sempre pela Rua Carlos Uhr – projetou Schneider, referendo-se ao fato de que elas passarão a ter mão única a partir de 2026.


Funcionamento e fiscalização

A fiscalização de trânsito deve acompanhar o funcionamento nas primeiras semanas e poderá orientar o fluxo se houver retenção. A proximidade com o departamento de trânsito facilita a resposta imediata.

— Eles vão ter técnicos nos dias de movimento e um auxiliar de trânsito. Se o drive-thru encher, fecha. Não pode manter fila para fora. Isso está no termo — afirmou o secretário.

Com duas opções de drive-thru, o município espera que parte da demanda hoje concentrada na Avenida Fernando Ferrari seja redistribuída. A inauguração deve ocorrer ainda nesta semana, até sexta-feira. As alterações serão monitoradas nos primeiros dias, e novas medidas poderão ser adotadas conforme o fluxo registrado na região.


Confira a entrevista:

Um dia de buscas no Rio Jacuí: servidora da Fepam segue desaparecida em Dona Francisca Anterior

Um dia de buscas no Rio Jacuí: servidora da Fepam segue desaparecida em Dona Francisca

Novas regras da CNH passam a valer a partir de 5 de janeiro no Estado, anuncia DetranRS Próximo

Novas regras da CNH passam a valer a partir de 5 de janeiro no Estado, anuncia DetranRS

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI