Operação contra disputa entre facções cumpre quatro mandados de prisão na Quarta Colônia

Operação contra disputa entre facções cumpre quatro mandados de prisão na Quarta Colônia

Foto: Polícia Civil (Divulgação)

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), a terceira fase da Operação Cidade Segura, voltada ao combate aos crimes contra a vida e à atuação de organizações criminosas na Quarta Colônia. A ação cumpriu quatro mandados de prisão preventiva contra investigados por envolvimento em homicídios e na articulação de crimes violentos na região.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A nova fase é resultado do aprofundamento das investigações sobre o duplo homicídio ocorrido em Dona Francisca, em 7 de julho deste ano. Conforme a Polícia Civil, as apurações indicam que o crime teria sido planejado previamente e executado com divisão de tarefas entre os envolvidos.

Segundo a investigação, o esquema teria envolvido articulação, financiamento, contratação de transporte, executores e monitoramento em tempo real da ação criminosa.

A Polícia Civil também apura a participação de pessoas que estariam dentro do sistema prisional. Conforme os investigadores, parte da articulação do crime teria ocorrido de dentro de presídios, por meio do uso clandestino de celulares para a comunicação entre integrantes de grupos criminosos e pessoas que estavam em liberdade.

A partir dos elementos reunidos, a Polícia Civil de Dona Francisca solicitou novas medidas cautelares à Justiça. Os pedidos foram deferidos pela Vara Judicial da Comarca de Faxinal do Soturno.

Além dos quatro mandados de prisão preventiva, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em três estabelecimentos prisionais do Rio Grande do Sul. As diligências nos presídios tiveram apoio da Polícia Penal.

Disputa entre grupos criminosos

Segundo a Polícia Civil, a terceira fase da operação ocorre em meio à escalada da violência relacionada à disputa entre grupos criminosos na Quarta Colônia. As investigações apontam para uma tentativa de expansão da atuação de facções em municípios do interior.

Com a operação, a polícia busca identificar e responsabilizar os envolvidos nos homicídios já investigados, mas também atingir a estrutura responsável pela articulação, comando e financiamento de novos crimes violentos.

A intenção, conforme a Polícia Civil, é impedir que integrantes e lideranças de organizações criminosas continuem coordenando crimes contra a vida, inclusive de dentro do sistema prisional.

Operação Cidade Segura

A Operação Cidade Segura é uma ação permanente da Polícia Civil voltada ao combate aos crimes contra a vida e à criminalidade organizada em Dona Francisca e em outros municípios da região.

A terceira fase foi coordenada pelo delegado Carlos Alberto Dias Gonçalves, com apoio da Polícia Penal do Rio Grande do Sul no cumprimento das ordens judiciais nos estabelecimentos prisionais.

Novo canal da Corsan envia avisos de débito diretamente pelo WhatsApp Anterior

Novo canal da Corsan envia avisos de débito diretamente pelo WhatsApp

Por que avião está dando inúmeras voltas no céu de Santa Maria Próximo

Por que avião está dando inúmeras voltas no céu de Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI